Jornalismo Ambiental: a dimensão da notícia jornalística para a proteção do bioma caatinga

O jornalismo ambiental é extremamente importante para a preservação ambiental e para o desenvolvimento social e político da sociedade. Ao incentivar práticas sustentáveis e conscientizar sobre os riscos das ações antrópicas danosas à natureza contribuindo para direcionar, fundamentar e embasar a população sobre questões referentes ao meio ambiente.

No que se refere a preservação do Bioma Caatinga, é imprescindível a atuação do jornalismo ambiental. Tendo em vista que o jornalismo tradicional não inclui em suas pautas, prioritariamente, matérias que conscientize a população sobre a importância da proteção do Bioma Caatinga e demais biomas existentes e que se encontram em risco.

Em julho de 2021, em entrevista ao Rural Sustentável Caatinga Felipe Melo, biólogo e professor da Universidade Federal de Pernambuco destacou: “A Caatinga é uma floresta de pessoas também. É uma das florestas que têm uma das maiores quantidades, junto à Amazônia, de pessoas que criam, vivem e reproduzem a sua cultura ligadas àquele ecossistema, àquelas águas, àqueles rios, àqueles animais. ”  

As ações antrópicas danosas à natureza causam sérios prejuízos ao meio ambiente e podem atingir níveis irremediáveis. Diante dessa perspectiva, deve ser destacada a importância do envolvimento dos profissionais de jornalismo em construir um enfrentamento em busca pela promoção da proteção do meio ambiente e dos seus ecossistemas, para que assim possa contribuir para a construção de uma consciência ambiental e planetária. 

Durante entrevista coletiva na 10ª edição Encontro Nacional da Articulação Semiárido, que ocorreu no ano de 2024, o Diretor do Departamento de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, Alexandre Pires, destacou sobre a importância da participação popular, e em especial, a juventude no processo de preservação da Caatinga: “Queremos que a juventude participe desse processo de capacitação. Que esse seja o principal público dessas capacitações, no sentido de ressignificar e requalificar também o papel da juventude camponesa na situação de suas comunidades e nos seus territórios”.

O Bioma Caatinga representa um bioma exclusivamente brasileiro, sendo um ecossistema único, rico em biodiversidade e em espécies endêmicas (não existem em outro lugar) que necessitam ser preservadas. Proteger a Caatinga significa ainda proteção das populações que vivem nesse ecossistema. O jornalismo ambiental representa um instrumento eficiente e eficaz a ser utilizado a fim de esclarecer a importância dos fatores bióticos e abióticos da Caatinga. Para o Brasil e para o mundo.