Como as guerras afetam o agronegócio brasileiro?

 

Em um mundo cada vez mais globalizado é impossível pensar que as guerras mundo afora não vão atingir nossas vidas ainda que de maneira indireta, e é exatamente o que o agronegócio brasileiro está sentindo na pele, as consequências das guerras, principalmente entre Rússia e Ucrânia. Como o agronegócio brasileiro é um dos principais impulsionadores econômicos, e  um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos
agropecuários, como soja, milho, trigo, feijão, algodão, arroz entre outros, por muitas vezes o setor acaba sofrendo muito com os eventos locais fora do Brasil, mas que possuem proporções mundiais.

Rodrigo Santiago, presta consultoria tecnológica para o setor agropecuário há mais de 15 anos, afirma que “justamente pelo Brasil estar bem posicionado no mercado mundial, a volatilidade causada pelos conflitos armados nos mercados internacionais afeta diretamente os preços das commodities citadas e, consequentemente, a receita dos produtores brasileiros. Outro elemento que impacta são os fertilizantes, já que o Brasil importa esse produto da Rússia”. Para dar uma visão geral de como e onde o conflito afeta o agronegócio brasileiro, continue a leitura a seguir.

Acesso a mercados internacionais

Guerras podem resultar em sanções econômicas, restrições comerciais e barreiras alfandegárias, prejudicando o acesso do Brasil aos mercados internacionais. Isso pode limitar a exportação de produtos agrícolas brasileiros e reduzir as oportunidades de negócios para os agricultores.

Rodrigo Santiago

Custos de produção
Conflitos levam a instabilidades econômicas, o que pode aumentar os custos de produção no setor agrícola. Aumentos nos preços de combustíveis, fertilizantes e outros insumos principalmente o custo das rações podem impactar a rentabilidade dos agricultores.

 

Infraestrutura e logística

Danos na infraestrutura de transporte, como estradas, portos e ferrovias, dificultando a movimentação de produtos agrícolas do campo para os centros de distribuição e exportação. Isso pode resultar em atrasos, perdas de produtos perecíveis e aumento nos custos logísticos.

Segurança alimentar
Pode haver  interrupção nas cadeias de abastecimento e causar escassez de alimentos, afetando a segurança alimentar não apenas no país em conflito, mas também em países dependentes das exportações agrícolas brasileiras.

Venda da carne
Este pode ser considerado um efeito positivo, porque o Brasil poderá conquistar novos mercados se a Ucrânia tiver que parar ou diminuir a exportação da carne de frango para países próximos, hoje chega a ordem de 300 mil toneladas, com isso, o Brasil pode esperar também um aumento da demanda pela carne de frango, principalmente na proteína avicola na Arabia Saudita que importa cerca de 10% dessa carne da Ucrânia. Em suma, os conflitos têm o potencial de criar um ambiente econômico e político instável que pode prejudicar significativamente o agronegócio brasileiro, afetando desde os preços das commodities até a infraestrutura e logística associadas à produção e exportação de produtos agrícolas.